Dra. Alba Fabíola Costa Torres
Coordenadora técnica em pesquisa na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Farmacêuticas (2005) e Habilitação em Farmácia Industrial (2007) pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (2009). Doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (2013), especialização em Análises Clínicas pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (2014). Pós-doutorado em Patologia/Oncologia pela Johns Hopkins Medical School, Baltimore, Estados Unidos (2017). Nos últimos anos o desenvolvimento de conhecimento e experiência técnico-científica em anatomia patológica/oncologia tem sido a principal atuação, onde patologia urológica e torácica tem sido as principais sub-áreas de interesse.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50377
Dr. Alcidésio Sales de Souza Júnior
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará em 2008, em que foi estudado o efeito do benzonidazol nos pacientes com doença de Chagas. Atualmente, desenvolve atividades relacionadas à Farmácia Hospitalar com ênfase em Farmácia Clínica. Doutor em Desenvolvimento Inovação Tecnológica em Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará/UFRN/UFRPE/UFPB, em que desenvolveu projeto de pesquisa relacionado ao uso de medicamentos e em neonatos. Atuou como preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança do Hospital Materno Infantil de Brasília da ESCS. Atualmente, participa do grupo de Pesquisa Melhores Medicamentos para Crianças (MeMeCri), desenvolvendo atividades nas áreas de farmacoepidemiologia e de farmácia clínica pediátrica. Também, é chefe do Núcleo de Farmácia Clínica do HMIB. Docente do curso de Farmácia da FACIPLAC.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13694
Dra. Ana Georgina Oliveira Pontes
Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Ceará, com Doutorado (área: Cristalografia de fármacos) e Mestrado (área: Farmacognosia e Controle de Qualidade de Plantas Medicinais) pela mesma universidade. Tem experiência na área de Farmacognosia, Controle de Qualidade de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e Física do Estado Sólido, com ênfase em estudos e aplicações em fármacos, atuando principalmente nos seguintes temas: Polimorfismo, Engenharia de cristais investigados através de Espectroscopia Vibracional, Difração de Raios-x em pó e monocristal.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77259
Dra. Andréa Maria Ramalho Castro e Silva
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1994), Habilitação Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1997), Habilitação Farmacêutico Bioquímico pela Universidade Federal do Ceará (2002) e Doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos. Atualmente trabalha no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotecnia, produção, controle de qualidade e garantia da qualidade de medicamentos e cosméticos.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13696
Graduada em Farmácia Industrial pela Universidade de Alfenas - UNIFENAS (2001), possui especialização em Plantas Medicinais pela Universidade Federal de Lavras UFLA (2004). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto - 2008). Doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós Doutora em Ciências Farmacêuticas (UFC, 2019). Membro do Comitê Técnico Temático de Homeopatia da Farmacopeia Brasileira. Diretora de P&D+I na TEDI, Tecnologia , Desenvolvimento e Inovação. Tem experiência na área de farmacognosia e tecnologia farmacêutica, com ênfase em desenvolvimento farmacotécnico de cosméticos e sistemas de liberação nanoparticulados, fitocosméticos, cosméticos veganos, óleos essenciais, análise fitoquímica de compostos por GC-MS, HPLC-DAD, desenvolvimento e validação de metodologias analíticas. Possui experiencia em legislação sanitária na área de cosméticos, medicamentos fitoterápicos e homeopáticos.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50378
Dra. Darcielle Bruna Dias Elias
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnol. de Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é Coordenadora do Curso de Farmácia da FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE. Farmacêutica Bioquímica do Hospital São José de Doenças Infecciosas, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Desde 2016 foi indicada como Membro integrante das Comissões de Ensino e de Análises Clínicas do Conselho Regional do Estado do Ceará. Atua na área de Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas. Possui experiência na área de Hematologia Clínica, Microbiologia e Biologia Molecular.
Possui graduação em Farmácia-Bioquímica e Mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Desenvolvimento e Inovação Tecnólogica em Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (UFRN/UFC/UFPE/UFPI). Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Especialista em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Centro Univeristário Christus (Unichristus) da cátedra de Genética e Citogenética. Professor colaborador dos cursos de Especialização em Hematologia Clínica da UFC e Especialização em Citologia Oncótica e Onco-Hematologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Responsável técnico pelos setores de citogenômica do câncer infantil do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e citogenética convencional e molecular do laboratório Clementino Fraga (LCF). Farmacêutico-Bioquímico do Hospital Geral do Exército de Fortaleza (HGeF). Atualmente desenvolve atividades voltadas para o diagnóstico/pesquisa genético das leucemias e tumores sólidos pediátricos.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36263
Dra. Érika Sabóia Guerra Diógenes
Farmacêutica pela Universidade Federal do Ceará (2013). Doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará. Fundadora e diretora do mqScience e mqSi. Professora de pós-graduação em Nutricosméticos, Nutracêuticos e Cosmetologia. Experiência na área de Farmácia, com ênfase em Cosmetologia e Nutricosmética, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e Caracterização de Cosméticos e Nutricosméticos, Estudos de Estabilidade e Estudos de Eficácia in vitro.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76202
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Fortaleza. Tem experiência em Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade, fitoterapia e química de produtos naturais.
Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (2012). Mestre em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri (2014) e doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (2022). É professor Titular III da Faculdade Estácio-FMJ, onde desenvolve projetos de pesquisa na área da microbiologia e na avaliação da bioatividade de produtos naturais. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Interpretação de Exames Laboratórias, Imunologia Médica, Microbiologia Médica e Parasitologia Médica.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66913
Dr. José Geraldo de Alencar Santos Júnior
Biomédico. Nutricionista. Especialista em Hematologia Clínica. Especialista em Nutrição Materno Infantil. Mestre em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal/UECE. Doutor em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos/UFC. Professor no Centro Universitário Vale do Salgado - UniVS (2016 - atual). Professor na Uninassau (2023 - atual). Professor no Centro Universitário Estácio do Ceará - Campus Iguatu (2024 - atual). Professor no Centro Universitário Estácio do Ceará - Campus Juazeiro do Norte (2024 - atual). Tutor na Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva no Núcleo de Nutrição/URCA (2023 - atual). Tenho experiência em patologia clínica e na área da farmacologia e biotecnologia, com ênfase em produtos naturais e nanopartículas. Avaliação nutricional, nutrição em saúde coletiva e epidemiologia nutricional.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56607
Dr. João Hildo de Carvalho Furtado Junior
Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Pernambuco (1986), Mestrado em Biofísica pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialização em Cirurgia Buco-maxilo-facial pela Universidade Federal do Ceará e Especialização em Implantodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco, Doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos e Professor Assistente do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, sendo coordenador da clínica e monitoria de Cirurgia, atuando como docente nas disciplinas de Implantodontia, Cirurgia Buco-dentária e Clínica Integrada II (Cirurgia Buco-maxilo-facial). A nível de pós-graduação atua como docente nos cursos de especialização em Implantodontia e Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do Núcleo de Excelência Odontológica dos Docentes da Universidade Federal do Ceará. Revisor de periódicos internacionais.Tem experiência na área de Odontologia, Farmacologia, Biofísica, Microbiologia com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: implantes dentários, biomateriais e produtos naturais em Odontologia.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40449
Dr. José Márcio Machado Batista
Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2007) e doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (2016). Tem formação em Coaching (Leader Coach SLAC - 2017). Atualmente é Farmacêutico Clínico, Coordenador de Farmácia Clínica e Supervisor de Estágio no Núcleo de Farmácia no Hospital Instituto Dr. José Frota - IJF, Preceptor da Residência em Urgência e Emergência - IJF - RIS -SESA. Exerceu atividades como Professor Universitário no Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA QUIXADÁ, Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Ceará - SINFARCE, Diretor Institucional da Federação Nacional dos Farmacêuticos. Tem experiência na área de Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica, Cuidado Farmacêutico, Inovação e Tecnologia, Biologia Molecular, Docência Superior.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24031
Dra. Karla do Nascimento Magalhães
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1999). Mestre em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (2013). Doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos pela UFC/UFRN/UFRPE/UFPB (2019). Farmacêutica na Prefeitura Municipal de Fortaleza, lotada no Centro de Informação e Assistência Toxicológicas do Instituto Dr José Frota, onde exerce atividades de Toxicologia Clínica. Membro do Comitê Estadual de Fitoterapia (COMEF/SESA/CE). Farmacêutica na Universidade Federal do Ceará, lotada no Horto de Plantas Medicinais Prof. FJA Matos. Exerceu atividade docente por 2 anos, Disciplina de Toxicologia I, do Curso de Graduação em Farmácia, na Universidade Federal do Ceará. Leciona, como convidado, aulas de Farmacologia e Toxicologia Clínicas, Medicina Baseada em Evidências com Plantas Medicinais, Fitovigilância, na Universidade Federal do Ceará para os cursos de Farmácia, Enfermagem e Medicina. Preceptora do estágio em Toxicologia Clínica do Instituto Dr. José Frota/IJF. Tem experiência com Farmácia Clínica, Fitoterapia, Toxicologia Clínica e Farmácia Hospitalar.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42962
Dra. Karla Bruna Nogueira Torres Mormino
Farmacêutica pela Unicatólica em 2009, Doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2020, Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2015, Especialista em Farmacologia na Farmácia Clínica pela Faculdade Cathedral (2012), Especialista em Docência no Ensino Superior pela UNICATÓLICA. Pró Reitora de Pós-graduação, pesquisa e extensão. Docente do Curso de Farmácia da UNICATÓLICA, ministrando as disciplinas de Farmacovigilância ,Vigilância à Saúde e Segurança do Paciente, docente da especialização de Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica da Unicatólica (Quixadá e Fortaleza), ministrando o módulo de Cuidados Terapêuticos em Ginecologia e de Cuidados Farmacêuticos e Terapêuticos em Distúrbios Maiores e Menores. Membro da coordenação PET-Saúde e GraduaSUS da UNICATÓLICA. Conselheira eleita do Conselho Regional de Farmácia do Ceará e Integrante da Comissão de Ensino (CRF-CE). Docente convidada do Conselho Federal de Farmácia, ministrando o curso de aperfeiçoamento "Prescrever". Farmacêutica Clínica. Atuou também como Farmacêutica do Serviço de Atenção Especializada (DST/AIDS) e Farmacêutica Clínica no Hospital Regional do Sertão Central.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57618
Dra. Laís Farias Masullo
Professora de Hematologia Clínica na Unichristus. Farmacêutica atuante no laboratório de análises clínicas do Exército Brasileiro. Doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos na UFC, tendo realizado mobilidade acadêmica em 2017 na Memorial University of Newfoundland - Canadá. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2014), mestrado em patologia pela UFC (2017). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas.
Dra. Lidia Audrey Rocha Valadas Marques
Graduação em Odontologia(UFC), Doutora em Desenvolvimento de Medicamentos (UFC) e atualmente realizando estágio de pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (FOUBA). Especialista em Farmacologia Clínica (2016) e Implantodontia (2019) com Aperfeiçoamento em Cirurgia e Traumatologia-Buco-Maxilo-Facial (2016) .Durante o doutorado foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior(CAPES) na King´s College London (2017) e fellow na University of Ghent (2018) e Universidad de Buenos Aires (2019). Tem experiência na área de pesquisa clínica, desenvolvimento de materiais e patentes em Odontologia. Possui interesse nas áreas de Materiais dentários, Microbiologia e Cariologia. Atualmente é consultora científica de periódicos nacionais e internacionais e membro Aspirante da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Odontologia (SBPqO), da Sociedade Brasileira de Cariologia (CarioBra), da Alliance for a Cavity-Free Future (ACFF), da European Organisation for Caries Research (ORCA), da Academy of Dental Materials (ADM), da Sociedad Argentina de Investigación Odontológica e da International Association for Dental Research (IADR) onde integra os grupos Salivary Research, Dental Materials e Cariology Research Group, nesse último foi assessora do Group Program Chair, além de integrar o IADR Mission Statement Commiittee. Recentemente foi convidada para ser parecerista na agência de vigilância sanitária do Canadá (Canadian Agency for Drugs and Technologies in Health).
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44474
Dra. Lilianne Brito da Silva Rocha
Doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos em Associação entre a Universidade Federal da Paraíba UFPB, Universidade Federal do Ceará UFC, Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN e Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui Mestrado em Patologia Tropical- UFC (2009), Especialização em Hematologia e Hemoterapia- UFC (2007) e Graduação em Farmácia Industrial e Habilitação em Análises Clínicas- UNIFOR (2005).
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13695
Dra. Luana Letícia Alves Dutra
Professora Substituta na Universidade Estadual do Ceará (UECE) das disciplinas de Mecanismos de Agressão e Defesa no Curso de Medicina e Patologia Geral no curso de Enfermagem. Coordenadora de projetos no Grupo de Estudos em Neuroinflamação e Neurotoxicologia (GENIT) da UECE.
Dra. Luiza Herbene Macêdo Soares Salviano
Farmacêutica-Bioquímica - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos - Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária - Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Áreas de Atuação: Gestão, Farmacoepidemiologia, Farmacovigilância, Uso Racional de Medicamentos, Assistência Farmacêutica, Atenção Farmacêutica.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14088
Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Farmacologia Clínica (2015), especialista em Implantodontia (2018) e Mestra em Odontologia (PPGO-UFC). Doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPGDITM-UFC). Fez cursos na área de Harmonização Orofacial. Atua como revisora científica de diversas revistas internacionais da Wiley, Hindawi e Elsevier. É membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Odontologia (SBPqO), da International Association for Dental Research (IADR) e da European Organisation for Caries Research (ORCA). Em 2020 foi finalista com sua tese no prêmio 3M Thesis Competition na International Association for Dental Research (2020).Tem interesses nas áreas de Cariologia e Harmonização Orofacial.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67727
Dr. Oscar Alejandro Santos Mayorga
Graduado em Química e Farmácia pela Universidad de El Salvador em 2012, com revalidação no território brasileiro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como Bacharel em Farmácia. Obtive o título de Mestre em Ciências Farmacêuticas (Produtos Naturais Bioativos) pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2017, e o título de Doutor em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará em 2024.Durante os períodos de 2015 a 2017 e de 2019 a 2024, participei de projetos de pesquisa e experimentação nos Laboratórios de Farmacologia de Produtos Naturais, Bioatividade Celular e Molecular, e de Produtos Naturais Bioativos da Universidade Federal de Juiz de Fora, além de colaborar no projeto de Farmácias Vivas no Laboratório de Produtos Naturais da Universidade Federal do Ceará. Minha atuação incluiu a investigação de mecanismos de resistência antimicrobiana e estudos sobre atividades biológicas e farmacológicas de produtos naturais bioativos, utilizando abordagens in vitro, in silico e in vivo.Na esfera acadêmica, na Universidad Autónoma de Santa Ana, participei de pesquisas focadas na qualidade da água para produção aquícola e em estudos de polimorfismos genéticos no campo da biologia molecular. Concluí meu diploma de ensino superior na mesma instituição e atuei como professor auxiliar nas disciplinas de Química Geral e Orgânica na Faculdade de Medicina.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76477
Dr. Pablo Antonio Maia de Farias
Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (2016). Avaliador do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis (MEC/INEP). Atualmente é farmacêutico - Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e coordenador geral da pós-graduação "Lato Sensu" na Unileão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção farmacêutica, uso de medicamentos, boas práticas, farmacoterapia, farmacologia e toxicologia.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20129
Doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos na Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Ciências Fisiológicas e bacharel em C. Biológicas na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, faço Pós-Doutorado no DEINFAR (Laboratório de Desenvolvimento e Inovação Farmacotécnica) o qual desenvolvo estudos de dissolução (inclusive para escolha de formulações a serem submetidas a ensaios de bioequivalência), desenvolvimento e otimização de formulações e estudos de pré-formulação. Também possuo experiência na área de Farmacologia na avaliação de produtos naturais e sintéticos na busca de novos alvos terapêuticos; e com as seguintes técnicas: cultivo de células, biologia molecular, citotoxicidade e mecanismo de ação in vitro e in vivo.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50399
Dra. Racquel Oliveira da Silva Souza
Doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (2017 - UFC). Tutora a distância do curso de Ciências Biológicas (UECE/UAB 2014-2018). Mestrado em Ciências Fisiológicas (2013) e Licenciatura em Ciências Biológicas (2010) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atuou como Apoio Técnico de Nível Superior (FUNCAP) no Laboratório de Fisio-Farmacologia da Inflamação - LAFFIN (2012 - 2013). Atualmente é Servidora Pública, atuando como Técnica de Laboratório/Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia na UFCA. Possui experiência na área de Fisiologia Humana, Farmacologia, Biologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: polissacarídeos de vegetais superiores, coagulação e trombose, cultivo de células, Trypanosoma cruzi e Leishmania.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28898
Dra. Renata Mirian Nunes Eleutério
Farmacêutica Industrial pela Universidade de Fortaleza e Bioquímica pela Universidade do Grande Rio. Especialista em Ciências do Laboratório Clínico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Citologia Clínica na Faculdade Souza Marques. Mestre pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Realizou estágio no Departamento de Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; no Laboratório de Análises Clínicas LABORAFE, vinculado à Universidade do Grande Rio; e no Laboratório de Citologia Clínica da Faculdade Souza Marques. Doutora pela Universidade Federal do Ceará no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPgDITM-UFC). Responsável pelos setores de Biologia Molecular e Genética do Laboratório Professor Eleutério da Costa. Docente do Centro Universitário Unichristus.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43288
Dra. Roberta Carolina Rangel de Oliveira
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2000) com modalidade de Análises Clínicas na mesma instituição, concluída em 2001. Especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutora pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Inovação de Tecnológica de Medicamentos, realizado pela Universidade Federal do Ceará em associação com Universidade federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Rural de Pernambuco (PPGDITM).Experiência em laboratório de Análises Clínicas, onde já exerceu cargo de farmacêutica-bioquímica atuando em todos os setores laboratoriais (bioquímica, hematologia, urianalise, imunologia, microbiologia e parasitologia). Trabalhou de 2007 a 2016 no laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Base Aérea de Fortaleza desempenhando a função de farmacêutica bioquímica, onde teve a oportunidade de exercer também atividades administrativas, como compras, controle de estoque e licitações. Nesta experiência como militar desenvolveu o potencial de gestora de equipes e trabalhou também ensinando e orientando estagiários de nível técnico e nível superior. Atualmente professora do Centro Universitáo Pitagoras (antiga FATECI) onde leciona as disciplinas de Parasitologia Humana, Parasitologia Clínica, Micologia, Virologia e Farmacologia nos cursos de Biomedicina e Enfermagem onde também exerce a função de preceptora de estágio. Experiência em orientação de Trabalho de Conclusão de Curso e bancas de qualificação. Atualmente trabalha como gerente administrativa e técnica do laboratório Shecap, em Teresina no Piauí.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51608
Dra. Rosângela Pinheiro Gonçalves Machado
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (2009), Doutorado em desenvolvimento e inovação tecnológica em medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é professora da medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Preceptora da Escola de Saúde Pública do Ceará, Hematologista do Hospital Geral de Fortaleza, Pediatra/Neonatologista da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Cooperativa dos Pediatras do Ceará Ltda e auditora de Oncologia-Hematologia da UNIMED de Fortaleza. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: perfil hematológico, alterações hematológicas, crianças, eritrograma, anemia e insuficiência renal.
Dr. Rosueti Diogenes de Oliveira Filho
Possui graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró - RN (2013), mestrado em Bioquímica (Área de concentração: Bioquímica Vegetal) (2015) e doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (Área de concentração: Inovação de Medicamentos) (2019), ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza - CE. Atualmente é docente na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE - RN) e Professor substituto na Universidade Federal Rural do Sem-Árido (UFERSA - RN). Tem experiência na área de Bioquímica, especificamente em Química de Proteínas e Carboidratos na extração e isolamento de Hemiceluloses Vegetais para desenvolvimento de Filmes Biodegradáveis com aplicação biotecnológica, bem como no uso de Ciclodextrinas como excipiente farmacêutico para microencapsulação e aplicação de Óleos Essenciais, também na área de Microbiologia e em estudos de Prospecção Tecnológica com base em Patentes.
Farmacêutica industrial com mestrado em Ciências Farmacêuticas e Doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos na Universidade Federal do Ceará. Trabalha há 15 anos com controle de qualidade de medicamentos e fitoterápicos empregando as técnicas analíticas Cromatografia Líquida de Alta Eficiência-HPLC, Cromatografia Gasosa, Absorção Atômica, Espectrofotometria no Laboratório de Saúde Pública- LACEN. Trabalhou como suporte técnico (HPLC, Espectrometria de massa, consumÌveis para cromatografia) de vendas para distribuidor da WatersTechnologies do Brasil e por último especialista de aplicação em consumiveis para a Agilent Technologies (HPLC, GC e SAMPLE PREP).
Tese no Repositório Institucional da UFC:
Dra. Suelen Carneiro de Medeiros
Possui graduação em Ciências Biológicas - modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (2008), graduação em Ciências Biológicas - modalidade Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará (2009), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2012) e doutorado em Desenv. e Inovação Tecnológica em Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (2018). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão heteróloga, sequenciamento e identificação microbiana, bioprospecção de produtos bioativos. Atua como professora dos cursos Técnico em Aquicultura e superior em Engenharia de Aquicultura, ministrando as disciplinas de Genética básica, Melhoramento genético, Introdução a Bioquímica e Biologia Aquática, no IFCE.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34449
Dr. William Antonio Sagastegui Guarniz
Egresso proveniente de internacionalização por meio do covênio entre a UFC e o Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação, resultado da cooperação com Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Químico Farmacêutico docente na Universidade Nacional de Trujillo - Peru.
Tese no Repositório Institucional da UFC: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50049